23 agosto 2006

SOB A MARQUISE

triste espetáculo ao fechar do frio julho:
a família residente sob a marquise
de rua e calçada
da velha loja de tecido.
pai
mãe
filha
e o bebê aparentando meses.

o cotidiano trágico
dimensionado pela força do costume
nos leva a passar impassíveis
movidos pelo egoísmo de movimentos distantes
e neutros.
alguma moeda podemos atirar
mas é apenas o desejo
de nos sentir cumpridores dos nossos deveres de "irmãos".
principalmente quando tem platéia.
.
Vicente
.
.
.
"A resignação é um suicídio cotidiano."
(Balzac)
.

13 comentários:

Na Mira da Rima disse...

é... realmente esse poço fundo não reflete sonhos nem realiza desejos... tão pouco uma moeda regenerará a juventude perdida dessa criança de meses... mas nós poetas temos essa função, de ver a crueza e compor nossa arte, como brandando uma bandeira, clamando por ajuda e posição.

poetabraços

Andréia . disse...

Olá.
Passeando aqui e ali, te encontrei.
Lindo teu canto, mas muito mais tuas palavras.
Uma quarta-feira ensolarada.
Beijos

Andréia . disse...

Fico muito honrada em ter seu nome na minha lista de amigos e ainda mais se me der o prazer de estar na sua.
Obrigada.
Quanto a meu perfil, estava pensando nisso estes dias, eu praticamente não preciso nem fazer post, pq já falo tanto no perfil, heheheh
Ai que vergonha, fiquei roxa.
Muitos beijos

Andréia . disse...

Ahh, com certeza estou de dieta, mas sendo diet/light eu aceito sim.
bjs

Anônimo disse...

A tristeza em forma de poesia parece menos cruel.
Lindo dia querido
beijosssssssssssss

Anônimo disse...

Hummm...
desculpa por não mais vir a "doceria" mas tenho evitado doces...
tenho perdido o tempo pra isso também!

Sucesso sempre, moço!

Andréia . disse...

Estou amando seus textos, quero todos pra mim, ficaria horas lendo.
beijos

Claudinha ੴ disse...

Olá Vicente! Fiquei muito feliz pela sua visita e é claro que podemos trocar links, vi que seu blog é ótimo! Você retratou a dura realidade de maneira poética e adoçou um pouco as coisas. Parabéns!

Anônimo disse...

Saudades gigantescas!!!! Ah! E adorei como linkou meu blog. Muitos beijos. Nanda.

Wilson Guanais disse...

passar uma chuva sob alguma marquise ja não é muito agradável, imagine então pra toda essa gente que esta ali passando uma vida.
abraço

Marcela Bertoletti disse...

Cura realideda, triste
O pior é que na maioria das vezes nem com plateia atiramos a moeda.

Bjitos pra ti

Marcela Bertoletti disse...

crua realidade, vc descreveu com precisao essa triste cena.
o pior é que as vezes nem com plateia jogamos a moeda...

Bjitos pra ti

Anônimo disse...

Gostei demais! Gosto qdo a poesia denuncia, critica, impulsiona. E que nosso olhar mude a cada dia, né?
Beijãozão