23 dezembro 2007

PRESENTE

eu te presenteei
com aquela manhã
imensa
e logo em seguida
me roubaste
uma tarde
que já me consolaria.

agora
só tenho essa noite
que teima em não amanhecer.

também
já sei
que não haverá madrugada
nenhuma.
.
.
Vicente
.
.

17 dezembro 2007

"AMIGUINHA"

(A RESPOSTA)

Olhaqui, ó! Chamar você de amiguinha não tem nada de pejorativo. É a expressão mais carinhosa que eu reservei para um tratamento. Apenas duas pessoas em toda a minha vida, mereceram de mim essa expressão carinhosa, ao vivo.
E você É UMA DELAS.
Não tem nada de achar-se criança, chata, etc... etc..
Ser amiguinha é um estado. Uma leveza. Um não-sei-o-quê de cumplicidade e graça. Ser amiguinha, é ser aquela pessoa a quem a gente sabe que pode recorrer, seja num momento de dúvidas, de incerteza, seja num momento de querer alguém para dividir um beijo suculento ou uma torta de limão.
Às vezes a amiguinha, sendo atriz coadjuvante, assume o papel principal e não tenta assumir a Direção ou a Produção. No máximo fica com os Efeitos Especiais e a Sonoplastia. Para a amiguinha o que interessa é que a cena seja boa.
Amiguinha é aquela pessoa que faz com que a gente acorde às 5:50 da manhã, ligue o zap e fique se coçando pra não postar mais uma mensagem que é pra não incomodá-la.
Ser amiguinha é usufruir do carinho do amigo, do amante, do marido, do colega.
Ser amiguinha é sentir-se musa sem jamais ter tido essa vontade de ser, sem ter apresentado qualquer motivo para ser idolatrada além do óbvio motivo das formas e cores bem acabadas.
Ser amiguinha é deixar-se conduzir pelo carinho mais afetuoso do amigo distante, renitente e sonhador, que ainda se delicia com algum risinho que teima em brotar ao ler a resposta dizendo  que não gosta do termo.
Ser amiguinha é ler tudo isso aí e achar que faz sentido, que está robustamente de acordo com o que deve ser encarado como amizade à distância.
Ser amiguinha é não considerar-se diminuída assim que o amigo deixar de chamá-la de "amiguinha" só porque ela não gosta e sente-se encucada.
Ser amiguinha é considerar que o termo pode ser trocado de "amiguinha" para "Doce Amiga" e que, aí sim, estará de acordo com a ocasião "solene" de ler um zap de um mané.
Eu, por mim, queria ser seu amiguinho. Não me importaria. Mesmo.
Beijos, "Querida Amigona".

Doces prá você...

Vicente
.
.
.
"O verdadeiramente belo não é aparente...é intrínseco, único, explêndido..."
Ana Clara (Claríssima)
.
.

06 dezembro 2007

CALÇADAS



eu lhe encontrei
ao abrir-se
de calçadas
e supermercados
conforme o combinado
com os nossos destinos.

encontro.

trouxe chegança de espera
em mim
e me vejo de braços
com a saudade.

você chega e traz a lembrança.

rima fresca
e boa
para
esperança.
.
Vicente
.
.
.
"A vida se mantém um enigma, apesar das tentativas milenares de explicações, justificativas, esclarecimentos, elucidações. .."
Dora Vilela

.
publicado originalmente em 06/02/07
.